Bloqueios ou infiltrações na coluna: aspectos gerais e como funcionam

Bloqueios ou infiltrações na coluna: aspectos gerais e como funcionam

fevereiro 4, 2020 11:47 am Dor na coluna

As infiltrações na coluna, também conhecidas como bloqueios, são um procedimento para tratamento da dor e possibilitam diagnósticos mais precisos.

As infiltrações na coluna, também conhecidas por bloqueios, são um procedimento que podem ser realizados com duas finalidades distintas. Podem ser usados tanto para confirmar um diagnóstico específico de localização de dor bem como tratamento para essa dor.

Durante o procedimento, o paciente recebe injeções por meio de finas agulhas contendo um medicamento previamente selecionado pelo médico assistente. Podem ser utilizadas uma ou mais substâncias farmacológicas no procedimento, dependendo do tipo de dor, localização e objetivo do método.

O procedimento deve ter consentimento prévio por escrito do paciente. Nesse consentimento detalha-se o tipo de bloqueio, os principais riscos associados ao método e sua finalidade.

É importante ressaltar que nenhum bloqueio tem por finalidade um alívio definitivo ou permanente da dor. Mas é correto afirmar que podem trazer alívio satisfatório para a dor em diversos contextos clínicos em graus variados e por tempo variável, dependendo da natureza de cada caso.

A coluna é uma região anatômica que compreende diversas estruturas que podem causar dor e, por isso, existem tipos de bloqueios específicos para cada uma das regiões de interesse terapêutico.