Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia na coluna

Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia na coluna

fevereiro 4, 2020 11:47 am Dor na coluna

Reunimos o que há de mais importante a saber sobre a cirurgia na coluna. Desde as perguntas frequentes, principais tipos, riscos e pontos de atenção.

Uma doença crônica da coluna que não for tratada de maneira adequada poderá repercutir de forma permanente na vida do paciente. Pode impedir de forma definitiva diversas atividades esportivas e lazer, gerar perda de dias de trabalho e até impossibilitar o indivíduo a exercer de forma plena sua atividade profissional.

Em determinadas situações, pode levar o indivíduo a piorar significativamente o prognóstico de sua enfermidade por aumentar seu risco de desenvolver dores crônicas, de difícil tratamento medicamentoso ou a desenvolver um déficit funcional parcial permanente, irreversível parcial ou total da motricidade dos membros.

A critério do médico responsável e sempre que possível e adequado, o tratamento inicial das enfermidades da coluna deve iniciar com medidas de tratamento conservador.

Entre elas, estão o uso regular de analgésicos específicos, fisioterapia, hidroterapia, acupuntura, RPG, pilates, etc, bem como o acompanhamento médico regular e continuado de diversas especialidades.

O médico responsável deverá ser sempre informado sobre o progresso e a resposta clínica individual a cada uma das modalidades de tratamento propostas para os devidos ajustes.

Pacientes que se recusam a realizar a totalidade das terapias propostas ou as realizam de forma irregular podem prejudicar sua evolução clínica e, portanto, precisam ser esclarecidos e alertados sobre a importância de sua assiduidade e total colaboração na definição do alcance de seus tratamentos conservadores.

O paciente deve realizar sempre que possível uma atividade física regular  ajustada à sua condição física e sua condição de saúde. Navegue pelo menu abaixo: